Política, teologia

Ataque à Síria: o perigo do uso ideológico da Bíblia

Por Juan Fonseca

juan

“Todo o reino da Síria deixará de existir, como a cidade de Damasco; Além disso, as cidades do norte, que são o orgulho de Israel, ficarão sem muros. Eu sou o Deus Todo-Poderoso, e juro que assim será “(Isaías 17: 3 ).

Estes dias, as redes sociais foram inundadas por este versículo da Bíblia a fim de sustentar a idéia incrível que a agressão pelas potências ocidentais para a Síria foi predito há séculos pelo profeta Isaías e, nesse sentido, é um cumprimento da vontade de Deus. A fraqueza desta abordagem foi fortemente refutada por vários teólogos e exegetas, então eu não pretendo para fazer uma nova refutação. Eu recomendo em particular a reflexão do teólogo Gabriel Gil. Este incidente me levanta sim uma reflexão sobre os perigos representados pelo fundamentalismo ideológico que faz uso da Bíblia, particularmente no contexto de expansão imperial.

Isso não é novidade, claro. Desde o cristianismo aliado com poder, teólogos e exegetas têm usado a Bíblia para justificar processos tais como as Cruzadas (XI de séculos XIII), a invasão européia da América (século XVI) ou a partição imperialista de África, Ásia e Oceania (século XIX). A este respeito, uma das melhores obras que li é a do RS Sugirtharajah (A Bíblia e o Império, Explorações Pós-coloniais, Madri: Akal, 2009). Neste trabalho, este biblista indiana mostra como os processos hermenêuticos construído nas comunidades cristãs da Inglaterra vitoriana apropriados, reapropriada e até mesmo mutilado as passagens bíblicas, não só para justificar a expansão imperialista, mas também para construir identidades religiosas e nacionais. Mas também mostra como,

Na América Latina, ambos os processos ocorreram, mas principalmente o primeiro. O fundamentalismo evangélico tem sido um dos principais proponentes desse uso colonialista da Bíblia.

Lembro-me quando ainda adolescente fiquei interessado em teologia, eu encontrei em livros da biblioteca de meu pai chamada “literatura profética” (Hal Lindsey, David Wilkerson e outros) que se dedicaram para relacionar os textos bíblicos com processos geopolíticos contemporâneos assumindo que tudo o que estava acontecendo séculos foi previsto atrás pelos autores bíblicos. Lembro-me ainda que as escolas bíblicas evangélicas da época foi o curso de “profecia bíblica”, em que os alunos foram treinados para manter esta abordagem pitoresca a história política e mundial. Como os alunos das “profecias” eram fundamentalistas cristãos e sionistas fervorosamente Republicano americano, todas as leituras associadas maus atores com a União Soviética (Gog e Magog em Ezequiel 38 e 39), Vaticano (a “grande prostituta” de Apocalipse 17 e 18), a União Europeia (a besta com “dez chifres” pois então a Comunidade Européia tinha apenas dez membros, Daniel 7: 7-8) e a China (o “exército do Oriente” na batalha do Armagedom, Apocalipse 16: 12-16). Após a queda do Muro de Berlim, eles “adaptaram” suas interpretações para associar os “bandidos” do simbolismo apocalíptico ao mundo islâmico (a chamada Janela 10-40).

Em contraste, os “mocinhos” sempre foram Israel e os Estados Unidos. Lembro-me, em particular, uma classe em que explicou a passagem em Apocalipse 12:14: “E eles foram dadas à mulher as duas asas de grande águia, para que voasse da serpente no deserto, ao seu lugar, onde é sustentado por um tempo e tempos e meio tempo “. O professor disse que a mulher grávida representado Israel (então eu encontrei uma outra interpretação que associado com a Igreja) eo “grande águia” foram os Estados Unidos, o poder político graça para Israel e / ou a Igreja da ameaça de ” grande dragão “(China?).

Todas essas lembranças vieram a mim agora, depois de ver como o fundamentalismo evangélico e o sionismo cristão, aliados inquebráveis, continuam sendo vitais em seu esforço de manipular a mensagem bíblica para colocá-la a serviço da política externa americana. Há alguns anos, Kevin Phillips, em seu livro American Theocracy (2005), denunciou como essa aliança ultraconservadora foi um dos fatores mais influentes na política externa dos EUA. Parece que ainda estão agora e recuperaram uma enorme força na era Trump.

Como crente, a vitalidade de uma corrente que destrói a essencialidade da mensagem bíblica para colocá-la a serviço do poder não deixa de parecer desanimadora. O fundamentalismo é realmente uma das maiores ameaças da fé cristã, porque sua abordagem enfraquece enormemente a possibilidade de que a Bíblia continue a ser relevante para o mundo no futuro. Se algo ficou claro na história cristã, é que uma das razões pelas quais a mensagem bíblica tem mantido sua relevância tem sido sua capacidade de “traduzir” para diferentes culturas e tempos, para ser interpretada a partir da experiência e ser reler da opressão para ser um instrumento de libertação. Foi isso que os cristãos afro-americanos fizeram nos Estados Unidos ou nas comunidades de base latino-americanas.

Em vez disso, o fundamentalismo é uma leitura que congela a vitalidade da Bíblia para transformá-la em um instrumento de opressão religiosa ou política. E isso acontece pela rigidez da ignorância, porque se alguma coisa caracteriza os fundamentalistas de todos os tempos é acreditar que a memorização e a leitura literal são as únicas habilidades para demonstrar que “você conhece a Bíblia” e que, além disso, isso é O suficiente para “ler os tempos”. Foi isso que os fariseus da época de Jesus fizeram, assim como seus herdeiros contemporâneos nos seminários fundamentalistas. Eles até mesmo falam sobre política, ciência, cultura ou arte a partir da visão limitada dos versículos bíblicos que eles interpretaram mal ou mutilaram para atender aos seus interesses.

A outra coisa que caracteriza os fundamentalistas é a tendência ao dualismo em suas visões do mundo: eles o “bom” e o resto o “mau”, “perdido”, “hereges”, etc. Nesse sentido, para aqueles que não compartilham esse ponto de vista, é sempre recuperar o sentido cristocêntrico da hermenêutica: a mensagem de amor de Jesus como um paradigma que ilumina (ou deveria iluminar) qualquer interpretação da Bíblia. Então poderíamos recuperar essa virtude do texto sagrado dos cristãos: narrar como Deus agiu em meio a diferentes épocas e culturas, através de pessoas de diferentes identidades e crenças, a fim de reconciliar o ser humano consigo mesmo, com seu próximo, com a terra e com deus. Para fazer isso, devemos ir alémda carta e procurar a marca do amor que está por trás dela. Se não há amor nas letras, então a carta deixa de ser relevante para a fé e se afasta do espírito libertador dos ensinamentos de Jesus. E neste momento não há nada mais carente de amor do que justificar guerras e bombardeamentos com a Palavra de Deus.


Texto publicado originalmente por ALC Notícias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s